segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Para além de Lisboa

Na ressaca das eleições, aqui deixo nota das alterações que não me deixam indiferentes. Os critérios são uns mais de carácter pessoal, outros de carácter político. Não pretendo ser exaustivo. São apenas notas pessoais.

As conquistas:

Faro - Macário Correia
Fiquei muito satisfeito com a sua vitória. Trabalhei com ele já lá vai um par de anos. Era então candidato à câmara de Lisboa e eu candidato à assembleia municipal. Foi uma campanha difícil, perspectivas pouco animadoras, mas um exemplo de empenho e de profissionalismo. Sei que assim se mantém e dessa atitude colhe os frutos. Faro e o Algarve vão ganhar com Macário.

Felgueiras - José Inácio Ribeiro
Não conheço o candidato mas foi uma vitória significativa que conta para a credibilidade e saúde da democracia.

Confirmações:

Porto - Rui Rio
Num contexto político adverso, Rui Rio consegue, não só vencer, como aumentar a vantagem eleitoral no seu terceiro mandato. É actualmente o autarca modelo do PSD, mas poderá, querendo, ocupar outras responsabilidades...

Sintra - Fernando Seara
Depois de ter ganho sem esperar a câmara de Sintra numa coligação que tive a honra de subscrever, tem vindo a demonstrar ser um excelente autarca. Poderia ter sido candidato a outras autarquias mas optou por manter-se em Sintra. Veremos se continuará a dar o seu contributo autárquico no futuro noutro concelho...

Marco de Canavezes - Manuel Moreira
Mais uma vitória que contribui para a saúde da democracia. Conheci Manuel Moreira quando este era governador civil do Porto. Sempre admirei a sua disponibilidade e a forma intensa como procurava ser a voz do governo no distrito, mas também do distrito junto do governo.

Vila Real de Santo antónio - Luís Gomes
Um caso de uma autarquia conquistada pelo esforço e empenho do candidato que tem efectuado um trabalho notável.

Derrotas:

Barcelos - Fernando Reis
Fiquei surpreendido com a derrota de um (quase) dinossauro do poder local. Quem está no poder, normalmente não o perde...

Figueira da Foz - Duarte Silva
Este concelho que teve o simbolismo da vitória de Santana Lopes é agora perdido para o PS. Um dos casos em que as guerras do PSD têm consequências graves.

Leiria - Isabel Damasceno
Num concelho sempre social democrata, esta derrota é pesada para a direcção do partido e é mais uma consequência das divisões internas.

Tavira - Rui Amaro
A perda de Tavira parece ter sido o custo da conquista de Faro. Siginifica que Tavira tinha sido uma conquista de Macário Correia ou algo terá corrido mal?

Trofa - Bernardino Vasconcelos
Um concelho recente onde o PSD venceu sempre foi agora perdido para o PS. Era além disso uma secção onde o PSD tinha muitos militantes. Suspeito que essa influência agora diminua...

Desilusões:

Odivelas - Hernani Carvalho
Era a minha maior expectativa de se conquistar um concelho na Área Metropolitana de Lisboa. O candidato trazia arejamento à política local, a divisão no PS fazia antever um resultado positivo mas a lista de dissidentes socialistas não foi aceite pelo tribunal. Afinal não se conseguiu.

Oeiras - Isabel Meireles
Admito que a expectativa não fosse de vitória, mas depois da recusa do candidato local, a imposição de uma candidata pela direcção nacional trazia o peso da responsabilidade. O PSD acabou relegado para um marginal terceiro lugar. A irrelevância do PSD pode trazer custos no futuro.

Lisboa - Pedro Santana Lopes
O resultado deixou-me muito irritado. Podiamos ter ganho... Mas a reflexão fica para depois e para outro forum.

Braga - Ricardo Rio
Apontada como a grande aposta da direcção do partido, a derrota de Ricardo Rio foi para mim uma surpresa. Sabia do seu empenho e do notável trabalho de preparação efectuado. Era um bom exemplo da construção de um projecto sólido que esbarrou numa conjuntura política desfavorável. Foi uma derrota ingrata.

Outros casos notáveis:

Beja
A CDU perdeu para o PS a câmara alentejana mais importante que detinha desde o 25 de Abril. Uma derrota que vale também pelo simbolismo da decadência do comunismo no Alentejo.

Marinha grande
A CDU perde o bastião comunista num distrito laranja. O PCP é claramente um partido de implantação apenas regional.

Um comentário:

JML disse...

Bem, possivelmente por esquecimento, mas em Gaia o PSD teve mais 1 Vereador, mais 15.000 votos, 62% (mais 7 do que há 4 anos), mais votos que o resultado do PSD na cidade do Porto, mais 30.000 votos que a coligação vencedora no 2º maior concelho do país, ...