terça-feira, 20 de outubro de 2009

Começam as chuvas, chegam as inundações

(foto retirada da TVI)


É uma sina... Assim que caem as primeiras chuvas em Lisboa, verificam-se inundações um pouco por toda a cidade. A manhã de hoje não foi excepção.

Mas porque sucede recorrentemente esta situação de inundações em Lisboa?

Há razões estruturais e conjunturais. Por um lado, esta situação deve-se ao facto de na cidade de Lisboa haver locais densamente edificados onde não devia haver qualquer contrução (leitos de cheia de antigas ribeiras ou zonas de acentuado declive). Outra questão estrutural tem que ver com o excesso de impermeabilização da superficie da cidade que impede a infiltração da água, promovendo a escorrência superficial, criando zonas torrenciais. Por outro lado, a crescente urbanização nem sempre foi acompanhada de um adequado planeamento e concretização da rede de saneamento correctamente dimensionada. Finalmente a deficiente manutenção da rede de esgotos, nomeadamente em relação à sua limpeza atempada.

Se alguns motivos para as inundações são de ordem estrutural e de dificil solução, outros são de fácil resolução. Nomeadamente, não se compreende que apesar das previsões meteorológicas, a câmara municipal não proceda à atempada fiscalização e limpeza da rede de esgotos.

Nenhum comentário: