segunda-feira, 20 de julho de 2009

Um grande salto para a Humanidade

20 de Julho de 1969. Foi o início de um novo tempo.

A chegada do Homem à Lua foi o início de uma nova era e de uma nova ordem mundial. Uma batalha decisiva na Guerra Fria em que a União Soviética foi derrotada. Não foi tanto o país mas o regime, a ideologia. Foi uma vitória decisiva para o mundo democrático. Depois foram apenas mais 20 anos para se chegar à queda do muro de Berlim e à queda do comunismo.

Mas a chegada do Homem à Lua foi também o advento da era dos computadores como instrumentos para o desenvolvimento. Nunca como então o Homem se tinha colocado com este grau de dependência "nas mãos" dos computadores que auxiliaram a chegada e o regresso do Homem da Lua.

Mas para que serviu a viagem do Homem à Lua? A aventura espacial tem sido determinante para o progresso da tecnologia que nos auxilia no desenvolvimento, na progressão da medicina que nos aumenta a qualidade e a esperança de vida, no avanço da ciência que aumenta o conhecimento sobre nós próprios.

A chegada do Homem à Lua serviu para demonstrar à Humanidade que pode sempre ir mais além. Serviu para que cada Homem saiba que se pode sempre superar.

Nenhum comentário: