sexta-feira, 17 de julho de 2009

O que querem os Lisboetas?

Não, não me baseio em qualquer estudo de opinião embora conheça vários. Apoio-me apenas no que sinto, no que oiço e no que vejo na cidade de Lisboa.

Lisboa necessita de renovar os seus espaços públicos de os tornar agradáveis, limpos e seguros, de os modernizar, de libertar espaço agora ocupado por automóveis encontrando soluções de estacionamento. A conservação dos espaços públicos deve ser uma responsabilidade partilhada. Lisboa deve promover a apropriação do espaço público pelos lisboetas.

Em Lisboa entram e saem diariamente centenas de milhar de pessoas para estudar ou trabalhar. O congestionamento do trânsito na cidade é factor de perda de qualidade de vida na cidade provocado pelo ruído e pela poluição do ar. A restrição à entrada de automóveis na cidade, a fluidez do tráfego automóvel e a aposta na rede de transportes públicos têm de constituir prioridades.

Lisboa é uma cidade de bairros. Cada bairro deve oferecer condições adequadas para os seus habitantes. Creche, escola, centro de saúde, pequeno comércio, equipamento desportivo e jardim são equipamentos que devem ser garantidos em cada bairro.

Lisboa tem um problema crónico com as pequenas coisas: o buraco na calçada, ou na estrada, o candeeiro fundido ou partido, o canteiro mal tratado, um pequeno espaço abandonado, a papeleira derrubada, o lixo que se acumula, o bebedouro que deita água continuamente. Esses são os grandes problemas para muitos lisboetas porque são aqueles com que se vêem obrigados a conviver diariamente. São os pequenos mas persistentes problemas na manutenção da cidade. Resolver estes pequenos grandes problemas significa resolver muitos problemas dos lisboetas.


texto publicado no jornal Meia Hora

Nenhum comentário: