quinta-feira, 21 de maio de 2009

MUDE

No dia 21 de Maio é inaugurado o MUDE - Museu do Design e da Moda em Lisboa. Este museu resulta da colecção de Francisco Capelo e reúne um dos mais importantes conjuntos de peças representativas do design e da moda do mundo no século XX. Lisboa junta à sua importante oferta cultural um museu de dimensão internacional. É um facto relevante no quadro da valorização da cidade enquanto destino turístico.

Em 2003, Santana Lopes, enquanto presidente da câmara de Lisboa, decidiu adquirir a colecção para criar um museu exclusivamente dedicado à moda e ao design em Lisboa. A solução encontrada resultou num acordo equilibrado com o coleccionador que permite que esta colecção não se desvirtue, continue viva e se desenvolva sem perder o sentido do seu autor.

A concretização do MUDE foi atribulada e polémica. Muitos dos que hoje parecem ser entusiastas e até autores da iniciativa foram, à época, críticos do projecto. O museu que esteve planeado para outros locais de Lisboa parece ter encontrado a sua morada na Baixa. Mas um museu é sobretudo o seu conteúdo e o seu público.

O museu do design e da moda vai ser inaugurado agora mas será encerrado já em Outubro (porquê Outubro?), para depois de iniciarem as obras de adaptação do edifício para acolher em definitivo a exposição.

Então porquê inaugurar agora, assim a correr, um museu provisório? Não é estranho o facto de não ser ter vislumbrado, durante este mandato autárquico, sequer o esboço de uma política para o sector da Cultura. E muito menos estranho a todo este frenesim é o facto de se realizarem eleições autárquicas precisamente em Outubro…

Haja memória. Memória e seriedade. Na vida como na política.


texto publicado no jornal Meia Hora

Nenhum comentário: