quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Razões da candidatura à liderança do Grupo de Lista do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa

Decidi candidatar-me à liderança do Grupo de Lista do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa.

A reflexão que me conduziu a encarar este desafio teve em conta a experiência e o conhecimento que adquiri, com muitos de vós, ao longo de um percurso de trabalho autárquico desenvolvido em Lisboa, na oposição e com responsabilidades executivas, primeiro numa junta de freguesia, depois na assembleia municipal e, também, na câmara municipal. Mas foi o gosto pelas coisas de Lisboa, e a vontade em defender as posições do PSD sobre as políticas para a cidade, que determinaram o meu propósito de estar na frente da oposição à maioria socialista em Lisboa.

Acresce a esta disponibilidade e vontade pessoal, o conhecimento e bom relacionamento com os meus colegas deputados municipais, com quem, na grande maioria, além do conhecimento pessoal e político, partilhei objectivos, projectos e responsabilidades autárquicas. Confirmei, assim, a viabilidade de poder formar uma equipa politicamente eficaz. É que, sendo este um trabalho que deve ser desenvolvido em equipa, não faria sentido assumir responsabilidades sem conhecer bem os meus pares.

Tomei esta decisão após ter recebido o incentivo de muitos presidentes de Junta de Freguesia e demais deputados eleitos e depois de ter auscultado a opinião das estruturas com competência na coordenação autárquica – Secções e Comissão Política Distrital. Sendo eleito pelo PSD, para mim não faria qualquer sentido assumir responsabilidades de representação do meu Partido sem sentir a confiança das estruturas partidárias que propuseram a lista candidata à assembleia municipal.

No quadro dos resultados eleitorais, e devido, em grande parte, ao magnífico resultado que o PSD obteve nas assembleias de freguesia, será, na assembleia municipal, que residirá o espaço de oposição que pode condicionar o partido socialista na gestão da cidade. Temos de garantir que será o PSD a liderar a oposição na assembleia municipal.

Encaro esta tarefa com a responsabilidade de representar e defender os pontos de vista do PSD, o seu programa e as propostas que apresenta para a cidade, bem como o trabalho desenvolvido pelos autarcas eleitos e que assumiram funções nas juntas e assembleias de freguesia, bem como na câmara e assembleia municipal. O nosso papel enquanto representantes do PSD vai muito para além de nos representarmos no presente. Somos herdeiros do trabalho que outros, no passado, fizeram em Lisboa, em nome do PSD, e temos a obrigação de prepararmos o futuro para que o PSD volte a liderar os destinos de Lisboa.

Candidato-me pois, à liderança do Grupo de Lista do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa, com a convicção de que reunirei uma equipa com condições de experiência, conhecimento, articulação, confiança e determinação para fazer oposição na assembleia municipal, representando o PSD na defesa do seu programa, das suas propostas e do interesse da cidade e dos lisboetas.

Nenhum comentário: