terça-feira, 24 de novembro de 2009

Primeira reunião da Assembleia Municipal de Lisboa

Realizou-se hoje a primeira reunião da Assembleia Municipal de Lisboa. O PSD, que honrosamente lidero, afirmou-se como maior grupo representado na AML.

Uma reunião de que destacaria o sucesso que obtivemos na aprovação de duas importantes moções que foram iniciativa do PSD, a saber: defesa da reabertura da esquadra da PSP na Praça da Alegria e uma outra manifestando oposição à ampliação do Terminal de Contentores de Alcântara e concretização do negócio do prolongamento da concessão sem concurso público.

Da declaração política que fiz, destaco o seguinte:

Relativamente à consequência política da vontade expressa pelos Lisboetas: Os eleitores ditaram que o Partido Socialista não tivesse maioria na Assembleia Municipal de Lisboa.

Lisboa deu de uma forma clara aos partidos da oposição os votos maioritários nesta Assembleia.

Esta condição maioritária da oposição obriga, forçosamente, a uma adequação da postura do Executivo Municipal a esta realidade democrática.

Mas sobretudo o que a vontade expressa pelos lisboetas conferiu foi o poder efectivo para que a oposição exerça o seu mandato com a responsabilidade de moderar e intervir decisivamente no rumo do governo da cidade através de uma fiscalização efectiva.

Que fique claro! - Os lisboetas quiseram que a oposição tivesse maior relevo na Assembleia Municipal.

(...)

Enquanto eleitos, não duvide senhor presidente da câmara, senhores vereadores e senhores deputados, que desejamos igualmente o sucesso do governo de Lisboa no que isso significa de desenvolvimento da cidade e das condições de vida dos lisboetas.

Com a legitimidade do voto de confiança que obtivemos por parte dos lisboetas, exerceremos de forma firme o nosso mandato não abdicando de procurarmos sempre influenciar o governo da cidade e não esquecendo que, no conjunto, esta assembleia tem condições para influenciar decisivamente o rumo da cidade.

É para exercermos o mandato com sentido, com responsabilidade mas com firmeza na defesa da visão do PSD para o desenvolvimento de Lisboa que nos propormos dar início a este mandato.

Nenhum comentário: