terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Medicina: novo curso

O ministro Mariano Gago anunciou hoje a criação de um novo curso de medicina na Universidade de Aveiro.

O anúncio de hoje surge na sequencia de um esforço iniciado há alguns anos atrás ainda pela mão de governos do PSD, primeiro com o Professor Pedro Lynce e depois concretizado pela Professora Graça Carvalho no sentido de aumentar o número de médicos no país após a verificação da falta destes profissionais e da perspectiva de o seu número vir a diminuir nos próximos anos por força de atingirem a reforma.

A par da notícia da entrada em funcionamento de um novo curso de medicina, surge o bastonário da Ordem dos Médicos com uma atitude irresponsável, procurando contrariar esta medida utilizando um argumento inadmissível - lançando dúvidas sobre a segurança da prestação de cuidados médicos prestados pelos profissionais formados neste novo curso.

Todos sabemos, todos sentimos que há médicos a menos e os que existem não garantem o suficiente acompanhamento médico aos portugueses.

A atitude do senhor bastonário não é nova: sempre que se falou em aumento do número de vagas em medicina ele acenou com a falta de qualidade. Por uma razão: o que importa ao bastonário parece não ser a prestação adequada de cuidados médicos aos portugueses mas a garantia de que os médicos, por serem escassos são mais bem pagos.

Inacreditável!

Nenhum comentário: