segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Congresso do PSD

Interessante a ideia da realização de um Congresso do PSD para debater "ideias". Primeiro foi Marcelo Rebelo de Sousa que suscitou a questão de forma pouco feliz através da sugestão de um "concílio" de notáveis antes das directas. Depois um grupo de presidentes de câmara que se reuniu para propôr um Congresso para reflectir sobre o futuro do partido. Estas iniciativas não colheram grande entusiasmo ou sequer adesão entre os militantes.

Agora surge Pedro Santana Lopes, atento à oportunidade, consegue que a proposta que outros já tinham feito, acertasse no momento certo no interior do partido. Desde a sua crónica no jornal Sol que o assunto passou a estar na ordem do dia dos sociais democratas.

É justo referir que o esforço para a reflexão sobre o futuro do PSD foi iniciado por iniciativa do Instituto Francisco Sá Carneiro, com o empenho de Alexandre Relvas, e tem reunido um conjunto de reflexões de um conjunto vasto de académicos que se encontram disponíveis no site do instituto. Mais recentemente, foi iniciado um ciclo de debates sobre a história e o percurso do PSD que reune figuras históricas do partido com actores políticos mais recentes num confronto muito interessante.

Mas o mediatismo e a oportunidade parecem ser tudo na política e o tema do Congresso antes das eleições é agora incontornável.

É curioso acompanhar as várias reacções e analizar as razões que levam uns a defender, outros a criticar e outros ainda a defenderem sem quererem... Como na proposta, razões de oportunidade...

Nenhum comentário: