segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Social Democrata

Chegada a última semana de campanha, a julgar pelas sondagens está tudo em aberto. Resultados para PS e PSD muito próximos, bastantes indecisos, assim mesmo alguma vantagem e tendência de vitória para o PS. Por um lado, o Bloco de Esquerda a crescer e a colocar a vitória do PS em causa. Nestas circunstâncias José Sócrates procura evitar o aumento do BE e a prova disso é a chamada de Manuel Alegre. Por outro lado, o CDS torna mais explicita a intenção de "roubar" eleitores ao PSD.

Temos assim o PSD a ser ameaçado à sua direita e o PS a ser atacado à esquerda. Ambos os partidos têm duas alternativas: ou combatem as agressões nos extremos opostos ou apostam no crescimento ao centro. No entanto tratam-se de duas situações distintas. O Bloco terá de ter em conta que o crecimento à sua direita pode prejudicar a sua esquerda por via do PCP. O CDS nada tem a perder, só a ganhar.

É para mim evidente que o PSD não deve apostar tudo no combate ao CDS mas antes apostar no crescimento ao centro. Por duas razões: é esse o seu espaço natural e é esse o seu campo de crescimento eleitoral. Sempre assim foi. Um partido Social Democrata.

Nenhum comentário: